A importância de um Circuito Fechado de TV CFTV

A importância de um Circuito Fechado de TV CFTV

Quando se fala em Prevenção de Perdas é quase unânime a ideia das empresas investirem em câmeras de monitoramento, mas será que as empresas estão preparadas para utilizar essa tecnologia.

O que já vi muito em varias empresas são câmeras espalhadas por todas as dependências da empresa, na maioria das vezes não planejada. O nome é circuito fechado de TV é por conta do acesso restrito, no entanto tem empresa que não tem um funcionário no monitoramento, ou seja, as câmeras passam a ser um equipamento apenas reativo.

Reativa por que apenas no momento em que é identificado um sinistro é que algum profissional vai revisar as imagens, tentando assim encontrar alguma anomalia, essa é primeira grande falha das empresas, se vai investir em circuito fechado de TV, tenha um funcionário responsável.

O funcionário deve está apto a utilizar o equipamento da melhor maneira, deve esta pronto pra analisar as informações, não adianta colocar um funcionário para passar o dia olhando as câmeras como se fala por ai, a missão é muito maior, o profissional deve está preparado, deve primeiro saber quais são as suas prioridades, qual setor tem um maior índice de furto, conhecer o fluxo da loja e com isso mapear as câmeras obedecendo ao fluxo da loja, ou seja, jamais colocar uma câmera de corredor ao lado da tesouraria e da doca de recebimento, isto atrapalha a visualização e acompanhamento.

Desenvolva para o profissional um mapa com os setores com maior numero de furtos.

Outro ponto importantíssimo, procure não deixar pontos cegos na loja, pois do contrario acaba com todo o trabalho da equipe, não adianta o profissional esta seguindo um furtante pelas câmeras avisar a segurança da loja e em determinado momento o perdeu de vista por conta de uma coluna, neste momento já era, pois você não terá mais certeza se o cliente ainda esta com o produto escondido.

 Saiba também que tipo de câmera utilizar, tipo infravermelho em local com pouca luz e também nas portas principais, câmeras tipo CCD em locais com boa iluminação, minicâmeras se você precisa de discrições, câmeras com microfone não aconselho, mas se você acha necessário pense bastante no operador de CFTV, lembrem-se quanto mais funcionamento mais preparado o seu profissional precisa estar, tipo câmeras Dome precisam ter praticamente um acompanhamento muito mais detalhado, portanto mais importante do que ter o melhor equipamento é utilizar melhor um equipamento.

Alguns locais não podem faltar câmeras como nas docas de recebimento de mercadorias, entrada da loja, uma câmera para cada PDV, todos os corredores, produtos de alto risco, setores de manipulação, atendimento, balcões e tesouraria. Não esqueça que você deve conhecer as suas oportunidades de sua loja, portanto não deixe de analisar a região onde você esta localizado, se existem pontos de violência ou mesmo o índice de furtos e roubos, com isso você pode direcionar melhor seu investimento.

Mesmo tendo um profissional de monitoramento na loja o chefe/encarregado de Prevenção de Perdas deve no mínimo verificar o funcionamento e posicionamento dos equipamentos diariamente, analisar as imagens de abertura e fechamento da loja do dia anterior.

Para verificar o funcionamento e o posicionamento dos equipamentos ele deve ter um checklist onde ele pode sinalizar conformidades e não conformidades, as imagens de abertura e fechamento da loja são de extrema importância visto que com este trabalho ele pode verificar algum tipo de anomalia, como saída de mercadorias fora do horário determinado e saída funcionários saindo sem a revista do responsável pela mesma.

Lembrem-se do mais importante não invista sem analisar realmente as suas necessidades e não esqueça que para conseguir resultado é preciso analisar as informações, não encha sua loja de câmeras apenas pra que o furtante chegue lá e saiba que esta sendo monitorado, trate suas informações e não esqueça preparar sua equipe primeira, funcionário só pode ser cobrado se bem orientado.

Um abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments