Como controlar a Temperatura

Como controlar a Temperatura

Um dos maiores problemas dos Varejistas é a conservação dos alimentos que necessitam de temperaturas adequadas, alias existem diversas empresas que pecam muito com este requisito.

O acompanhamento é importante não só internamente com relação aos controles da própria empresa, mas também para futuras vistorias de órgãos fiscalizadores como é o caso da vigilância sanitária e o PROCON, visto que hoje é uma exigência.

O monitoramento dos produtos perecíveis através de congelamento e/ou resfriamento deve ser realizado através de planilhas, onde devem ser registradas as temperaturas. Mas como registrar?

O ideal é verificar ao menos três vezes ao dia, não é tarefa difícil, no entanto exige um equipamento chamado termômetro, aconselho o uso de um infravermelho, é mais simples pelo fato de não ter contato direto com o produto, o parelho é igual ao que esta na imagem do post.

Faça planilha como seguindo uma sequencia tipo um checklist fazendo com que nenhum setor seja esquecido, é importante também que seja colocada uma planilha nos balcões, câmaras e ilhas facilitando a inspeções e até mesmo mostrando ao cliente que o produto que está exposto para venda em sua loja esta sendo monitorado, isso concerteza trará a confiança dos seus clientes e também de seus fornecedores.

Outro ponto importante é ter um termômetro visível em cada um dos balcões, ilhas e câmaras. Ressalto que tanto os termômetros dos equipamentos como também o termômetro digital deve ser calibrado periodicamente e seus comprovantes de calibração devem ser guardados.

A planilha é simples e deve ter os seguintes campos: data; horário; temperatura adequada, que no caso nada mais é que a temperatura ideal para os produtos que estão expostos no equipamento; temperatura aferida; assinatura do responsável pela verificação.

É importante também que você tenha também um cronograma de higienização dos equipamentos, como ilhas, câmaras e balcões. Tudo isso é de extrema necessidade nos dias atuais.

Continuem mandando suas dúvidas por e-mail e não se esqueçam da nossa Fan Page e do Twitter.

Um abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments