Como controlar a validade dos produtos

Como controlar a validade dos produtos

Ter o controle de tudo na sua loja não é fácil, seria um mundo perfeito se tivéssemos no sistema ERP ou mesmo através de banco de dados em Access ou mesmo uma planilha no Excel, o que não é fácil é controlar um mix de oito mil itens no mínimo.

Então neste momento temos que pensar na seguinte situação, não podemos controlar todos os oito mil itens, isso é fato, não vai adiantar você desenvolver em seu sistema ou procurar por soluções para controlar todas essas informações, temos que ser assertivos e para o mesmo temos que filtrar as informações.

No setor Varejista temos diversos seguimentos, no entanto o seguimento supermercadista tem um leque grande para se preocupar então o primeiro trabalho é desenvolver através de informações reais quais setores tem mais problemas com vencimentos. Use o principio de Pareto, conhecido como 80-20, se você ainda não conhece o Principio de Pareto veja no link abaixo o artigo do Joel Solon Farias de Azevedo e entenda melhor.

http://www.trf5.jus.br/downloads/Artigo_22_Analise_de_Pareto_Passo_a_Passo.pdf

Pelo meu conhecimento na área os setores que precisam de um acompanhamento mais criterioso com relação à validade são:

  • Perecíveis Láteos – queijos, iogurtes, manteigas, sobremesas lácteas e etc;
  • Perecíveis Congelados e Resfriados – peixes, aves, alguns cortes bovinos, afiambrado, presuntos e etc;
  • Bebidas não alcoólicas – refrigerantes, sucos, refresco em pó e etc;
  • Mercearia Doce – chocolates, biscoitos, balas e etc;
  • Matinais – cereal matinal, cappuccino, café e etc.

A prioridade deve ser definida de acordo com a sua realidade, nem sempre a realidade de uma loja é a mesma da outra.

Outro ponto importante é a verificação de itens sem movimentação no estoque, neste relatório você pode ter em mãos uma radiografia mais aprimorada do problema, nele você pode encontrar um cappuccino que foi comprado quarenta unidades há cinco meses e que durante este período só vendeu seis, de cara você vê diversas situações, como produto comprado acima do giro da loja, produto que pode esta no estoque e não esta exposta na loja não vai entrar em detalhe sobre este relatório, pois o mesmo merece um artigo.

A verificação deve ser feita obedecendo aos critérios definidos em seu relatório, exemplo se na sua loja o item que mais vence é salgadinho então este deve ser o setor com maior acompanhamento, percorra todo o setor de salgadinhos verificando não só se tem produtos vencidos como também se esta sendo praticado o PVPS, primeiro que vence primeiro que sai, pois se a regra não esta sendo cumprida não adiantara a sua varredura, trate de fazer um treinamento com a sua equipe e orienta-los de como utilizar o PVPS.

Outro ponto importante use uma planilha para anotar os produtos encontrados vencidos, o mais importante é saber que a intenção é não encontrar produtos vencidos, para isto eu tenho uma planilha que acompanha os produtos em quatro níveis, 30, 15, 7 e vencido, como mostra a imagem abaixo:

É uma planilha simples que desenvolvemos junto ao mestre Ivan Moreira em nosso curso, no entanto você pode adapta-la a sua realidade. Mas não se esqueça de colocar o custo dos produtos, lembre-se que tudo deve ter um valor, isso faz com que desabroche a dor de dono.

A grande importância desta planilha é que você pode tratar os problemas mais na raiz e com isso poder acompanhar se o produto que falta trinta dias pra vencer é vendido dentro desse período, caso contrário você pode preparar uma promoção ou mesmo uma transferência pra outra loja em tempo hábil, evitando assim a quebra do produto, que é a concretização.

Lembre-se que quanto antes for encontrado menor a perda do produto, por exemplo, se você encontrar o produto faltando sete dias pra vencer, você terá que fazer uma ação urgente o que traz uma perda financeira, vista que a única solução é baixar o preço.

Baixe a planilha no link abaixo:

formulario-de-controle-de-validade

Espero que tenham gostado um forte abraço e até logo!

Related Posts

Facebook Comments