Como Reduzir os Cancelamentos no Ponto de Venda

Como Reduzir os Cancelamentos no Ponto de Venda

Sabemos que o maior vilão no PDV é sem dúvida o subscaneamento, no entanto não podemos esquecer-nos dos cancelamentos que sem acompanhamento e bom controle podem ser determinantes.

Temos que primeiro conhecer a estrutura da empresa, no entanto vou aqui falar da área onde atuo o varejo supermercadista, neste seguimento do varejo temos um alto fluxo em todos os aspectos, sejam referentes a dinheiro ou mercadorias, mas também um que é muito complicado de se controlar “o turnover” que é a taxa de empregados que entram e saem das empresas.

Devemos nos preocupar primeiro com o turnover da empresa, este trabalho deve ser realizado com o apoio do RH, pois o mesmo é responsável pela qualidade no ambiente da empresa, você deve ter metas, campanhas de endomarketing e outros que façam com que a equipe fique incentivada e com isso se sinta bem dentro da empresa.

O custo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de um profissional são altos então encare como papel fundamental colocar o seu RH no centro nervoso e claro dê todas as condições necessárias para a eficiência de seu trabalho. Pois de nada adianta você treinar o profissional e perde-lo com menos de um ano e às vezes pior perde-lo para o concorrente, então tudo volta à estaca zero novamente.

Os cancelamentos ocorrem em parte pela falta de conhecimento dos operadores, ou seja, uma alface crespa que foi registrada como alface americana e isso é identificado, pois o cliente viu que a alface americana é mais cara e automaticamente reclamou, o fiscal de caixa então foi acionado para cancelar este item, no entanto este cancelamento deve ser registrado como erro do operador, ou seja, o fiscal deve informar que o cancelamento ocorreu pelo erro do operador, caso o seu sistema não faça este trabalho não tem problema é só você elaborar um formulário de papel mesmo, onde o fiscal anota o código, descrição, valor e motivo. Este formulário é diário e cada caixa recebe um por dia onde o mesmo deverá colocar o seu nome e a data, no final do expediente o fiscal deverá exigir o documento no fechamento do caixa, todos os itens devem esta assinados pelo supervisor responsável.

Com esse formulário o encarregado de prevenção vai confrontar o físico que é no caso o formulário com o sistêmico que é justamente o que foi cancelado pelo sistema, neste momento ele saberá se todos os itens cancelados no dia anterior foram realmente anotados no formulário, caso contrário à responsabilidade é do fiscal o supervisor responsável pela frente de loja.

Para cancelar um item existem diversos tipos de controle, os mais conhecidos são o uso de senhas que normalmente são trocadas a cada quinze ou mesmo oito dias ou o uso de cartões magnéticos no qual só o supervisor tem acesso. Eu indico o uso dos dois, ou seja, a combinação deles, pois o uso apenas de senha faz com que o operador possa descobrir qual a senha, mesmo sendo difícil para alguns outros tem facilidade em descobrir, às vezes acontece do supervisor esta em horário de almoço, no entanto a senha do mesmo é usada no PDV.

O uso só do cartão também não é aconselhado, pois o supervisor pode perder o mesmo e até o TI cancelar o cartão que muitas vezes funciona em outras filiais já dá tempo suficiente para o uso indevido. Use senha e cartão.

Os cancelamentos devem ser mesurados a cada mês, você tem que saber qual foi o operador que mais cancelou, qual foi o motivo, horário, supervisor, itens entre outros. Estas informações vão lhe dá um norte com relação às próximas ações.

Como já relatado acima tenha um engajamento com o setor de RH, os operadores que menos cancelarem recebe uma premiação e os que mais venderem também e assim por diante, os prêmios não precisam ser grandes prêmios, vá pela sua realidade muitas vezes um reconhecimento com uma placa na entrada da loja como melhor operador e um ou dois dias de folga já deixam a equipe super motivada, o principal é ser transparente e nunca mudar a meta estipulada, se você traçou a meta até o fim do ano ela não deve ser mudada por conta da chagada de uma grande indústria em sua cidade e com isso as vendas aumentaram 30% na parte da tarde, garanto que o posicionamento da empresa reflete em seus funcionários se caso acontecer o contrario.

Faça treinamentos mensais com as equipes de operadores, treinamentos estes que devem ser rápidos, muito mais vale um treinamento de uma hora onde se entenda tudo o que foi abordado do que um treinamento de cinco horas onde ao terminar ninguém se lembra do primeiro slide apresentado. Foco!

 Um forte abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments