Como sua Empresa calcula o resultado de um Inventário

Como sua Empresa calcula o resultado de um Inventário

Olá leitores, levantamos no site esta enquete citada no titulo do post, esta pergunta tira nosso sono dia após dia, pois sabemos uma empresa faz um calculo outra faz outro, e muitas vezes no momento do resultado a nossa diretoria pergunta, porque a empresa X tem um índice menor que o meu?

Às vezes este índice pode está atrelado ao calculo realizado pela empresa, na pesquisa eu coloquei as três maneiras mais usadas, a de Preço de venda divido por Faturamento bruto que é muito utilizada nos EUA, Preço de custo dividido pelo Faturamento liquido e o de Preço de custo dividido pelo Faturamento bruto.

Na pesquisa 28 empresas responderam vejam os números no gráfico abaixo:

IndicePerdas

 

Na pesquisa 36% das empresas calcula as perdas pelo Preço de Vendas / Faturamento Bruto, 36% calcula as perdas pelo Preço de Custo / Faturamento Liquido e 28% calcula as perdas pelo Preço de Custo / Faturamento Bruto, vejam que ainda não temos um padrão nacional para este calculo.

Vamos entender o porquê dessa pesquisa, debatíamos muito em sala de aula qual a maneira correta ou padrão para calcular as perdas no inventário, sempre ficávamos entre duas maneiras, uma que é a de Preço de Vendas / Faturamento Bruto que é muito utilizada nos EUA, nela você pode ver que temos custos + margem + impostos nos dois casos, sabemos que o preço de venda é formado pelo custo do produto + impostos + margem e assim também é o faturamento bruto.

No segundo caso temos Preço de custo / Faturamento líquido que nele não temos impostos e nem margem, ou seja, custo sem imposto e sem margem.  No entanto existe também o calculo pelo Preço de Custo pelo Faturamento Bruto, neste caso temo o Preço de custo que não tem margem e nem imposto dividido pelo Faturamento bruto que tem imposto e margem, o que encarece o produto e com isso teremos um índice menor do que nos outros dois casos.

O que estou levantando aqui é que não aconselho utilizar este terceiro caso, pois se você quer utilizar o faturamento bruto como parâmetro faça como o americano calcule com o preço de venda, pois os dois terão a formação de preço igual, ou então utilize o preço de custo pelo faturamento liquido. Agora se a sua empresa exige que o calculo seja realizado como no terceiro exemplo que é preço de custo / faturamento bruto, faça o seguinte calcule das três formas e as apresente a sua diretoria ou presidência, garanto que irão entender.

Agradeço as empresas que participaram da enquete, esclareço que não existe calculo padrão nem estou aqui para ditar nenhum, mas tenho que deixar aqui minha opinião sobre a enquete e qual a maneira que aconselho ser utilizada cabe a você e sua empresa decidir como aplicar.

Participem da nova enquete, Sua empresa tem um Software de Monitoramento contra fraudes no PDV? você pode encontrar a enquete no lado esquerdo do site ou no final da página, não deixe de votar.

Um forte abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments