Como utilizar os Lacres

Como utilizar os Lacres

Uma ferramenta muito conhecida nos dias atuais, mas que ainda nos confunde com relação a sua aplicação, pois são muitos tipos e claro custos, é importante sabermos ao menos o básico sobre cada.

Os lacres são utilizados em diversas empresas e seguimentos, como os correios que usam para fechamentos de malotes, extintores para as válvulas e mangueiras, serviços públicos onde podem ser usados até para lacrar veículos e órgão públicos, vestuário onde são aplicados em fardos com produtos têxteis.

A grande importância não só garantir a segurança do mesmo, mas também mostrar quaisquer sinais de adulteração sejam em tentativa ou êxito em violação. Sabemos que em bancos clientes deixam malotes, no entanto este malote tem um lacre do próprio banco, onde qualquer manuseio será identificado.

Existem diversos tipos de lacres em caso de Lacres de Plástico normalmente é utilizado em processo interno ou mesmo o próprio envio de malotes ao banco.

Temos também os Lacres Metálicos que neste tipo tem algumas especificações como os lacres metálicos de ajuste, arame, fita e pino. É muito utilizado no transporte de mercadorias, principalmente do Centro de Distribuição para a Loja.

O mais importante é o processo ao qual ele deve se adequar, pois normalmente o caminhão ao sair do centro de distribuição solicita ao setor de Prevenção de Perdas o lacre de seu caminhão, onde o mesmo deverá lançar também o numero do lacre no formulário de transporte chamado de Romaneio, o lacre deve ser colocado no local onde não possa ser rompido facilmente evitando assim que o fato de passar por cima de um buraco ou mesmo outros problemas que possam ser encontrados no caminha o prejudique.

Ao chegar à loja todo caminhão que vem do Centro de Distribuição deve ter a inspeção do Encarregado de Prevenção de Perdas, onde o mesmo ira Tirar uma foto do lacre do caminhão antes de rompê-lo, também deve ser tirada uma foto interna. O encarregado deve conferir se o numero do lacre é o mesmo que esta no romaneio, o profissional também deve está preparado para identificar vestígios de cola, solda elétrica ou de oxigênio.

Algumas empresas usam além de numeração nos lacres cores, e muitas vezes as cores especificam o tipo de carga transportada. No caso do uso de cores muito cuidado, não é para identificar cargas por valor e sim por tipo como mercearia, limpeza, higiene entre outras definições que não façam com que ao invés de proteger ele exponha a mercadoria. Tipo ao saber que o Lacre vermelho é apenas para itens de alto valor agregado, isto só vai aumentar o índice de roubos no transporte. Portanto cuidado com o processo de cores.

Em breve falaremos mais sobre o uso dos lacres, Peço que compartilhem e comentem este artigo, informo que agora temos um grupo de discussões no Linkedin, enviem emails para contato@balbino.info com dicas e sugestões para artigos e podcasts. Um abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments