Formando e Desenvolvendo uma equipe de Prevenção de Perdas

Formando e Desenvolvendo uma equipe de Prevenção de Perdas

O gestor de LP – Loss Prevention (Prevenção de Perdas) deve primeiro saber que irá depender desta equipe para atingir os resultados, então terá que treinar e desenvolver sua equipe deixando a mesma pronta para dar continuidade ao trabalho e seguir seu crescimento.

A primeira característica de uma equipe é esta comprometida com o objetivo estabelecido e trabalhar em pro desse resultado, e o gestor deve entender que não se atingi resultado sozinho. Mas existe um agravante que poderá prejudicar o desempenho da LP, é que a equipe dependerá das demais equipes da organização, ou seja, o gestor de prevenção não vai apenas preparar a sua equipe, mas sim todas, principalmente a de operação.

Entra nesse momento a quebra de paradigmas, são as pessoas que irão influenciar o resultado, pessoas é o pilar de estrema importância, e deve existir um engajamento entre gestão de pessoas e prevenção. Não será fácil mudar atitudes reativas e conservadoras das pessoas, para atitudes proativas e inovadoras.

Ao formar o setor de Prevenção temos que ter uma equipe com nível alto de comprometimento, com profissionais íntegros e nisso entra ética e honestidade, mas é importante conhecer os princípios de cada profissional. Como meu mestre Ivan Moreira diz não podemos ir contra nossos princípios.

O perfil desse profissional deve ter um senso critico muito elevado para que as normas e os procedimentos sejam cumpridos, e também fazer com que os outros funcionários também cumpram, visão holística da empresa, conhecer bem a missão e os valores do departamento e da empresa. O maior desafio para a empresa é acha o ponto de equilíbrio entre LP e os demais departamentos, pois cada um tem suas metas.

Além das características que já citei acima, o profissional de LP também deve ter disciplina, nível médio de conhecimento na área de informática, pois o mesmo vai trabalhar com ERPs, Banco de Dados, CFTV, Planilhas e outros, nível médio de conhecimento em matemática, detalhista esse é um dos principais, boa relação interpessoal, capacidade de tomar decisões rápidas.

O profissional que deseja trabalhar com Prevenção deve ter uma postura diferenciada, pois ele é olhado de forma diferente por outros profissionais da empresa, normalmente não é bem quisto, pois é o cara que vai questionar muito.

 No caso do Agente de Prevenção deve ter postura ereta e séria, somente se ausentar do posto de trabalho quando o seu substituto chegar ou com autorização superior, intervir quando observar aglomerações anormais de pessoas, agindo sempre com calma e educadamente, evitar palavras, gestos e atos que possam causar má impressão, relação com outros funcionários deve ser restrita ao aspecto profissional, não aceitar brindes e favores de funcionarios ou de terceiros e jamais transgredir ou negligenciar as normas e procedimentos estabelecidos, instruções ou regulamentos da empresa.

Com relação a sua aparência sendo do sexo masculino deve esta com cabelo bem cortado, bigode bem aparado, camisa e calça do fardamento bem passada e limpa, sapatos bem engraxados e crachá de identificação sempre visível. Sendo do sexo feminino cabelo preso, maquiagem discreta, fardamento bem passado e limpo, sapatos bem engraxados e crachá de identificação à vista.

Estes são pontos importantes para a formação e desenvolvimento da equipe de prevenção, no próximo artigo iremos continuar falando sobre o assunto, espero que tenham gostado, vou tentar manter uma média de um artigo por dia, espero conseguir. Curtam nossa pagina no Facebook e nos sigam no Twitter. Um abraço a todos e até a próxima.

Related Posts

Facebook Comments