Layoutização Preventiva

Layoutização Preventiva

O Departamento de Prevenção de Perdas vem cada vez mais inovando em termo de processos de gestão, temos diversas ferramentas criadas neste momento e o mais incrível é que na maioria das vezes custam pouco e até nada, uma delas é a Layoutização Preventiva.

A Layoutização Preventiva nada mais é do que o Layout desenvolvido para reduzir as perdas, digo mais é o layout desenvolvido para aumentar a lucratividade da empresa. Podemos utilizar a ferramenta tanto no estoque como também no piso de vendas.

Uma das situações que mais se repetem no estoque, seja ele em sua loja ou em centros de distribuições é o consumo de mercadorias, pratica esta realizada por funcionarios da própria empresa, a Layoutização traz ferramentas para inibir e reduzir este tão cruel indicador.

Para isto você deve saber quais itens tem o maior índice de perdas, tanto com relação a consumo como também a quebras e furtos. Na maioria das vezes garanto que foi de mercadorias que estão escondidas e que não existe nenhum tipo de controle. Você não pode deixar que chocolates, energéticos e outros itens visados pelos consumistas e furtantes de plantão escondidos dentro do teu estoque.

Estas mercadorias devem esta em local de alto fluxo de pessoas e muito bem monitorada por câmeras de vigilância, ou seja, crie uma gaiola totalmente fechada em um local com as especificações descritas acima, tenha um controle de entrada e saída, tanto de mercadorias quanto de pessoas. Faça inventários rotativos nos itens que estão armazenados neste local, se possível diária, quando eu digo diária não quer dizer que você vai contar todos os itens diariamente, não determina um numero de itens que possam ser contados em no Maximo 30 minutos, coloque no Maximo 10 itens para melhorar a eficiência. No entanto o funcionário jamais saberá quais serão os itens a serem contados, portanto para ele o setor é auditado diariamente. Isto faz com que os funcionarios saibam que o mesmo é contado diariamente como eles mesmos dizem e isto se espalha pela loja, sabemos que a famosa rádio peão é a melhor propaganda que temos. Garanto que vamos reduzir e muito os indicadores de consumo e furto destes itens.

No entanto temos as quebras operacionais em estoques que tem um numero significativo, faça um mapa dos itens que mais quebram e onde os mesmos ficam estocados, tipo azeitona em vidro de 200g fica no pallete superior da torre, isso quando o colaborador separa trás este transtorno. Este caso é claro mercadorias que serão separadas por unidades e que são frágeis devem ficar no primeiro pallete da torre evitando assim quebra na expedição. Repita estes procedimentos em todo o estoque.

Na loja também devemos ter um Layout Preventivo, e é justamente lá onde ocorre a maior parte de nossas perdas, e claro a resposta é fácil de descobrir é o foco de dois setores importantes da empresa, os setores Comerciais e Operações.

Para mudar esta realidade você terá uma tarefa que não é fácil, no entanto não é impossível, primeiramente desenvolva através das ferramentas utilizadas na administração como a Matriz SWOT e a Espinha de Peixe – diagrama de Ishikawa. Você terá que saber as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do layout, saber qual é o problema e descubra as suas causas. Com isso terá ferramenta suficientes para conseguir algumas mudanças importantes no layout sem quebra de braço com departamentos importantes para o seu dia a dia.

Quantas vezes eu já vi exposição de produtos na gôndola superior de produtos frágeis como azeite, café entre outros itens em Vidro, ou mesmo latas de leite de alto valor agregado, no qual o próprio cliente encontra dificuldades para pegar onde muitas vezes ficam até de ponta de pé com isso é inevitável que o mesmo o derrube sem querer, trazendo perda visto que o produto ou será parcialmente danificado ou totalmente. Mas nos dois casos trará perdas para a empresa.

Além disso, também entra em pauta o mesmo questionamento feito no estoque com relação a produtos que tem alto índice de consumo na loja, ficarem expostos sem controle. Neste caso também devem seguir orientações usadas no estoque, como o monitoramento eficiente, assim como o remanejamento para setores de maior fluxo, não podemos deixar pontos cegos próximos a estes itens.

A ferramenta de Layoutização Preventiva é realidade e o investimento é baixo, coloque tudo em pauta, mais não esqueça o custo deve ser justificado através do beneficio, outra coisa comece fazendo em um departamento e depois abrace os demais. Comece onde o seu índice esta maior e prove a sua diretoria que a Layoutização Preventiva é lucrativa e claro sempre mensure os resultados, ou seja, sempre verifique se as vendas dos itens realocados subiram ou ao menos se manteve e que as perdas realmente reduziram.

Peço que compartilhem nosso artigo e conheçam o nosso Podcast, nos envie email com dicas e sugestões de artigos e claro podcast para contato@balbino.info um abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments