Padronização na Frente de Loja

Padronização na Frente de Loja

O profissional que trabalha neste setor deve conhecer as normas e padrões utilizados pela empresa, mas quando a empresa não tem o que fazer e por onde começar e isso que vamos debater.

Algumas funções tem importância significativa no setor de frente de loja é ele o de fiscal ou encarregado de frente de loja, a primeira preocupação da empresa neste momento é fazer a contratação certa ou promover a pessoa certa, primeiro o profissional deve conhecer toda a rotina de um checkout, não que ele vá operar o PDV, mas deve conhecer tudo, pois ele fiscalizará o setor, no caso da promoção jamais coloque aquele profissional que não gosta de seguir regras e que não tem boa comunicação, lembre-se que ele deve ser líder.

O operador de caixa deve ser um profissional com boas referencias, não esqueça que ele vai trabalhar diretamente com o dinheiro, outra coisa importantíssima o mesmo deve ser devidamente treinado e deve ser avaliado antes mesmo do dia a dia na loja, não jogue o operador de caixa no PDV sem orientação.

A ferramenta mais utilizada pelo operador de caixa é sem dúvida a tabela de códigos, neste momento existe outro agravante, pois algumas empresas tem a tabela de códigos PLUs que é simplesmente uma planilha com códigos usados internamente para produtos que não tem código de barras como hortifruti, as empresas costumam criar a planilha só com os códigos e nome dos produtos então como um operador de caixa vai saber diferenciar uma laranja pera de uma laranja mimo, ou mesmo uma maçã nacional de uma argentina.

A solução é utilizar uma tabela com imagens de cada produto, além disso, faça treinamento com os operadores mostrando as particularidades de cada produto, aproveite pra orienta-los de outro problema serio que passamos a troca de etiqueta de produtos vendidos fracionados.

A troca de etiqueta por falsos clientes ou mesmo por funcionários pra beneficiar parentes e amigos é muito utilizada, normalmente ele pesa uma picanha como fraldinha ou outro corte que sempre seja mais barato, ou mesmo na pesagem onde o profissional pesa um quilo e na verdade o produto que esta ele está levando tem dois quilos.

O que faz com que casos como este se repitam é falta de conhecimento por parte da equipe de frente de loja, claro que na maioria das vezes o profissional preciso de conhecimentos técnicos para identificar alguns casos, mais casos mais simples como peso e diferença entre cortes nobres o operador de caixa tem como ser orientado. Mostrem a sua equipe quais são os ralos, ela deve saber qual é o tamanho do impacto que isto causa e automaticamente saberá da sua importância.

Faça batida aleatória para a conferência do PDV, isto diminui e até inibe o subscaneamento onde o operador se beneficia quando o pagamento é a vista e fingi passar o produto e recolhe o dinheiro, que na maioria das vezes fica no PDV onde o operador só o recolhe quando o fluxo diminuir.

Outro ralo nosso é o setor de trocas onde normalmente o cliente trás o produto danificado ou comprado em engano pra trocar normalmente por outro produto existe diversas maneiras de driblar o controle nesse setor, tipo trazer nota fiscal fria, que seria um suposto cliente entrar com uma nota encontrada na calçada da loja e pegar o produto na sua própria gôndola e alega que não queria esse produto, vou exemplificar, digamos que um cliente encontrou uma nota fiscal de um leite ele entra na sua loja e pega o mesmo leite da nota e vai até o setor de trocas e alega que o leite comprado não é o correto e que queria trocar.

Neste momento você deve esta se perguntando como um cliente vai entrar na minha loja e pegar um produto dentro da loja e conseguir trocar, garanto a você que isso acontece principalmente em grandes lojas onde na maioria tem mais de uma entrada.

O principal pra o setor de Prevenção é desenvolver um manual e com isso conseguir padronizar esse que é um se não o mais importante de sua loja.

Lembre-se que todo o planejamento das normas e procedimentos deve ser determinado pela equipe de prevenção de perdas, ela deve determinar responsabilidades e principalmente periodicidade.

Vamos encerrar por aqui, mas garanto que ainda vamos falar muito sobre a nossa frente de loja. Um abraço a todos e até próxima.

Related Posts

Facebook Comments