Perdas de Estoque

Perdas de Estoque

Essa é a principal perda de boa parte dos segmentos, principalmente o varejista, o resultado é  encontrado na diferença entre estoque físico e contábil na ocasião do inventário físico de  mercadorias. O inventário físico é o famoso balanço, onde eu sempre falo pra a equipe, “É um  dia especial onde conseguiremos a radiografia da empresa”.

 O fato de nos reunimos pra contar uma ponta de gôndola com refresco em pó, ou então o  caldo em pó ou até mesmo os check stands, me deixa muito feliz… É engraçado ver a cara  deles.

 As principais causas de perdas de estoque são furto interno, furto externo, quebras  operacionais, erros administrativos e fraudes de terceiros, sem falar que tudo pode se misturar, ou seja, a fraude de terceiros pode vir com participação de funcionários da empresa, assim como o furto interno pode ter a ajuda de falsos clientes.

Pra o incrível que pareça o furto interno tem uma proporção maior que o externo, como é apresentado pela pesquisa do PROVAR/FIA, mas se destaca mesmo a quebra operacional com mais de 30% de nossa perda de estoque total, alguns usam também o termo perda identificada, é o produto que foi identificado sem condições de uso ou consumo.

Então como reduzir esse numero, como melhorar nosso resultado, como agir preventivamente, essa é a pergunta. Em um passado pouco distante existia um setor que agia reativamente, ou seja, apagava incêndio, hoje, devemos ter ações proativas, estratégicas e inteligentes, analisando dados.

A quebra operacional surge de diversas maneiras, como no recebimento onde não foi devidamente conferido se todos os produtos chegaram sem falhas, e aptos a serem vendidos, no transporte das docas até os racks e paletes responsáveis pelo armazenamento, na expedição e transporte até a loja, no abastecimento das gôndolas, no contato do cliente com o produto, na operação do PDV ou mesmo no Pós-venda.

O tema quebra operacional tem muito a ser debatido por isso, vai ficar para o nosso próximo post e não se esqueçam de comentar e divulgar o nosso site. Ate à próxima.

Related Posts

Facebook Comments