Subscaneamento em Supermercados

Subscaneamento em Supermercados

Quem trabalha em qualquer segmento no comercio sabe como funciona o principal procedimento da empresa, que é o registro da mercadoria no PDV, é neste momento que se concretiza uma cadeia longa, cadeia esta que inicia lá no processo de compras junto à área comercial, passando por todas as etapas logísticas até chegar a sua gôndola e se concretizar a venda através do seu Operador de caixa.

Nos dias atuais as empresas estão muito focadas no Capital Humano e cada vez mais em Desenvolvimento da sua equipe, concordo que o bem mais valioso da empresa é o seu funcionário e temos sim que conhecer cada vez suas necessidades.

O subscaneamento nada mais é do que a omissão do registro da mercadoria que esta passando no caixa, sabe que o subscaneamento é realizado sempre em conluio, ou seja, existe sempre aquela segunda pessoa que vai até o PDV onde o operador passa alguns itens e deixa de registrar outros, buscando assim sempre beneficio próprio.

No entanto uma pesquisa realizada por um colega no qual não autorizou citar a fonte visto que a pesquisa foi interna, mostraram que 59% dos subscaneamentos identificados em suas lojas foram praticados junto a funcionários, 26% por parentes, 11% são amigos e 4% outros.

 Subscaneamento

Este dado foi encontrado no segmento supermercadista, vejam só a enorme diferença entre os indicadores, entendemos que a pratica do subscaneamento é interna e que normalmente é praticada entre o operador de caixa e outro funcionário. Sabemos que existem softwares que podem identificar este tipo de furto, no entanto muitas empresas ainda não o conhecem ou mesmo já conhecem mais o custo está um pouco distante de algumas organizações.

Na empresa onde foi feita esta pesquisa existe um sistema que faz este trabalho de monitoramento integrado ao ERP da empresa, e isto foi o que apresentou um norte para a equipe de prevenção. Claro que cada empresa tem suas particularidades, a sua pode ter um numero maior com relação a familiares e assim por diante.

Mas a questão é quanto será que estamos perdendo com o subscaneamento? Este numero pra mim deve ser mensurado, sabemos que sem um sistema como o usado pelo colega é praticamente impossível chegar a este nível de maturidade. Quando eu falo em mensurar é você sabe quanto em valor foi reduzido em perdas. Este software normalmente tem de maneira fácil, como saber quanto foi subscaneado, ou claro quanto tentaram subscanear.

Hoje sabemos a importância e os cuidados que as empresas estão tendo com o recrutamento e seleção de seus funcionários, também existe trabalhos importantes realizados em desenvolvimento, plano de carreiras entre outras soluções adotadas pelo Capital Humano, porém vejo cada vez mais a importância desse software de monitoramento no PDV, pois tenho vista as empresas cada vez mais elevando o nível de maturidade.

Vou levantar uma enquete no site e preciso que você responda Sua empresa tem um Software de Monitoramento contra fraudes no PDV?

Um abraço a todos!

Related Posts

Facebook Comments