Terceirização de Culpa

Terceirização de Culpa

Quem já ouviu falar nesse termo, garanto que mesmo se você não tenha ouvido falar você conhece, alias boa parte dos brasileiros conhecem!

O problema mais recorrente seja qual for à empresa é a falta de comprometimento de alguns profissionais que nela trabalham, são aquelas famosas pessoas que mesmo sendo minoria acaba desanimando toda a equipe, não importa o tamanho.

Mas o que a falta de motivação por parte de alguns funcionários tem a ver com terceirização de culpa, simples, a terceirização de culpa é ligado àquele profissional que sempre procura um culpado para todo e qualquer problema enfrentado, isso traz muita desmotivação.

É aquele chefe que nunca assumi que errou, seja como profissional, ou seja, como líder visto que se seu liderado errou ele tem participação neste erro seja ele qual for! principalmente se for da área de prevenção de perdas.

O líder deve saber qual a fragilidade de sua equipe e quem deve acompanhar mais de perto para que os erros não venham a ocorrer. Mas e quando o seu chefe erra e joga a culpa sempre na sua equipe, ou mesmo em um profissional. Tá ai o problema.

Conheço casos onde o diretor da empresa falou pra o líder da equipe, se ele erra tanto porque você não o remaneja, ou mesmo o demite. Sabe o que acontece ele nunca o tira, porque o líder precisa terceirizar a culpa.

No entanto esquecendo um pouco este exemplo acima, vamos nos colocar em situações diferentes, aliás, situações que acontecem rotineiramente no varejo supermercadista que é o profissional responder por diversos setores e até mesmo com outros profissionais. É tipo você ser o encarregado de frente de loja e abri um caixa no momento de aperto da loja.

O grande problema disso é que no momento em que a prevenção de perdas encontrarem alto número de cancelamentos entre outras rotinas e anomalias, ele sempre terá uma pessoa para terceirizar a culpa. O que fazer para mudar essa realidade?

Gestão por competência essa é a chave, é um sistema desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio.

Com ela podemos identificar pontos de pura excelência, esses pontos podem fortalecer a equipe e com isso atingir a tão sonhada excelência. Sem falar nas oportunidades de melhoria que serão encontradas, pois quando o gestor encontrar a falha na equipe ao invés de tentar achar culpados e terceirizar ele vai trazer essas experiências e agregar conhecimentos para que as falhas não se repitam.

Outro ponto importante é que com a gestão por competência você encontrará o perfil ideal para o seu profissional, visto que você terá não só suas responsabilidades mais os seus resultados e isso facilita a mensuração.

A gestão por competência tem como base o chamado CHA, Conhecimentos, Habilidades, Atitudes que são as competências comportamentais que as pessoas têm, o importante é saber que a gestão por competência representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas grandes organizações. Se você ainda não ouviu falar sobre Gestão por competência procure mais sobre este importante ferramenta, garanto que abrirá um grande leque de possibilidades para melhorar seu resultado. No link abaixo você pode encontrar um pouco sobre o tema.

Related Posts

Facebook Comments